Caminhos de Santiago de Compostela

 

Barcelos é por direito próprio o epicentro do caminho Português de peregrinação a Santiago de Compostela, uma vez que é um centro urbano com raízes históricas elencadas na tradição de peregrinação a Santiago.

Barcelos foi um centro viário medieval. Mesmo antes da Ponte Medieval construída no Séc. XIV,  o burgo barcelense tinha esta característica. Contudo, após a construção da ponte,  Barcelos afirma-se em definitivo como ponto de passagem privilegiado e torna-se o grande ponto de passagem de peregrinos a Santiago.

É a cidade da lenda do Galo, tradição ligada à peregrinação compostelana e possui edifícios e espaços de valor patrimonial intimamente ligados a esta rota de peregrinação medieval, como a Capela da Senhora da Ponte, em Barcelinhos,   onde ainda se podem ver os bancos e pias de pedra onde os peregrinos lavavam os seus pés e descansavam, o Antigo Paços dos Condes de Barcelos onde existe o Cruzeiro do Galo, onde se corporiza o Milagre de Santiago em que o Galo e o Apóstolo salvam o peregrino da forca,  imortalizando esta lenda da qual veio a ser o símbolo desta cidade e mais tarde de Portugal.