Festa das Cruzes

 

O  início da realização desta festa foi no século XVI, onde no ano de 1504, sob o reinado de D. Manuel I, numa sexta-feira, dia 20 de Dezembro, por volta das 9 horas da manhã, quando o sapateiro João Pires regressava da missa da Ermida do Salvador, ao passar no campo da Feira, observou na terra, uma cruz de cor preta.

  

Devido ao facto desta cruz recorda a “Cruz do Senhor Jesus”, fez nascer a devoção ao “Senhor da Cruz”. Primeiramente, surgiu um cruzeiro em pedra, logo em seguida uma ermida, para dois séculos mais tarde ser construído um templo, que hoje é o epicentro da Festa das Cruzes.

 

Até ao século XIX, as festas tinham essencialmente um cariz religioso, aí acorriam centenas de romeiros, não só da região de Barcelos, mas de todo o país e da vizinha Galiza. No Século XX, à essência religiosa foram-se adicionando elementos de características profanas, bem visíveis no aspecto lúdico como os carrosséis, barracas de diversão, corridas de Cavalos, espectáculos de circo, fogo de artifício, cortejos etnográficos, torneios e concursos, entre muitos outros acontecimentos de natureza Popular.

 

Tal como no passado, as Festas das Cruzes mantêm grande importância a nível económico, cultural e social, e por isso continua a despertar o interesse e a curiosidade de muitos visitantes, especialmente de espanhóis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Batalha das Flores

A Batalha das Flores é, cada vez mais, um dos momentos mais marcantes da Festa das Cruzes. Inspirada nos usos e costumes das gentes do campo, a batalha faz parte da romaria desde 1904, no entanto deixou de se realizar, no ano de 1990. Foi recuperada mais tarde pela comissão das Festas das Cruzes em 2007.

Nas décadas de 50 e 60 do século passado este cortejo passava pela rua direita, onde das janelas todos atiravam flores para os carros que lá passavam. Hoje em dia ocorre numa das principais artérias da cidade, quando dois corsos, de carros decorados, se cruzam e atiram flores de todas as cores e odores, que contagia de alegria os milhares de populares que assistem a este espectáculo.