Ponte Medieval

 

Esta ponte está lançado sobre o Rio Cávado, sendo esta um belo exemplar da de pontes do Norte de Portugal, ao mesmo tempo que se revelou um obra fundamental para a criação de novos eixos para o acesso a esta cidade.

A construção desta ponte, segundo dados fornecidos por documentação coeva, teve inicio no ano de 1325 e terá sido concluída, provavelmente, no ano de 1328.

A ponte medieval de Barcelos é formada por seis arcos desiguais, sendo de maiores dimensões e mais elevados os que se encontram implantados no centro do leito do Cávado. Apresentados sob a forma de arco quebrado, estes são compostos por aduelas de cantaria em granito, onde algumas delas apresentam siglas com caracteres góticos. A montante, os pilares dos arcos são reforçado por grandes talha-mares, enquanto contrafortes quadrangulares se contrapõem a jusante.

Com a finalidade de vencer as graníticas e escarpadas margens, e as fortes correntes do Rio Cávado, o construtor desta ponte minhota optou por uma solução construtiva ainda com marcadas características do românico. Porém o seu desenho formal verifica a adoção tiplológica da arte gótica da primeira metade do século XIV

 

.